leaoVamos falar, né? O que é que o coitado do bicho africano tem a ver com isso? Com essa história bastante humana de coletar impostos, algo não visto na natureza. Me recusei a olhar no Google! Quase me deu um treco. Sabe essas pessoas que ficam curiosas e não sossegam até saber? Sou um exemplo nerótico dessa turma. Preciso olhar o dicionário pra saber da palavra, um site para saber qual era mesmo o ator daquele filme, ver de qual livro da estante saiu a idéia daquele texto e por aí afora. Mas resisti! A wikipedia não fará parte deste post!

 

O leão, coitado… Deve ser alguma coisa com Roma, eles cobravam impostos e tinham leão pra tudo quanto é lado. Uma coisa que eu lembro (agora não sei se é das aulas de biologia ou de um Discovery Channel, National Geographic, History Channel, Globo Reporter ou ainda daquelas perguntas sobre o reino animal que passam nas televisões dos shoppings) e que é uma metáfora importante pra gente relacionar com os impostos é o fato da leoa ser a caçadora e o leão ficar só esperando a bóia. Isso é bem coisa dos nossos políticos, né?

 

Diálogo entre leões:

 

Leão – Bom dia, minha leoa.

 

Leoa – Sai fora!

 

Leão – Oh, por que me trata assim?

 

Leoa – Você sabe direitinho porque!

 

Leão – Amor, não faz assim…

 

Leoa – Faço sim! Agora tenho que ir de novo caçar, enquanto você fica aqui cuidando desse seu cabelo. Sabe que todos os bichos falam de mim nas costas? Porque a rainha das selvas não tem tempo para fazer o cabelo e, ao contrário do marido, tem que deixar bem curtinho pra não atrapalhar. Sabe o que o macaco teve coragem de me dizer outro diz? "Ei, dona leoa, isso é moda ou é quimio?"

 

Leão – Amor, meu contrato com o cinema deixa claro que eu tenho que cuidar da juba e da voz todos os dias, você sabe.

 

Leoa – Mas hoje eu não vou caçar!

 

Leão – Mesmo?

 

Leoa – Não vou, Pronto, fiquei. Deitei. Não vou. Fim.

 

Leão – Ok.

 

Leoa – Ok? Ok nada! Daqui uns segundos, você vai estar desesperado!

 

Leão – Não preciso me desesperar.

 

Leoa – Alguém vai caçar pra você?

 

Leão – Não, amorzinho. Eu só como o que você caça.

 

Leoa – Então, por que é que você tá tão calmo? Deve estar com fome e eu falei que não vou caçar e… Epa! Que tremor é esse no meu corpo?

 

Leão – Chama-se "instinto", aquilo que não dá pra controlar.

 

Leoa – Não vale! Eu quero cuidar da pele hoje! Quero ir no salão! Quero ir…. Caçar! Caçar agora! Caçar! Caçar! CAÇAR!!! (Leoa sai correndo)

Leão – Ai ai ai… Tão fácil.

 

FIM

 

Recado do Coração – Sempre analise a forma de preencher aquele formulário em que você não deu nenhum centavo ou pouco dinheiro pro "leão". Afinal, o bicho que vai comer o nosso dinheiro é outro e o instinto dele é bem diferente.