Existem dualismos na nossa sociedade aos quais não escapamos. Você com certeza pertence ao grupo pró-cães ou ao grupo pró-gatos – mesmo que seja contra ter bichos de estimação – e já tem toda uma teoria pronta sobre quais são os pontos negativos do quadrúpede que você não estima. Talvez você torça para um dos dois grandes times da capital do seu estado e "saiba" de todas as boas razões para se torcer por este time e não aquele.

 

Não é recente a descoberta de que pessoas de opiniões diferentes se juntam todos os dias, mas descobrir que normalmente os casais são compostos por uma pessoa que funciona de manhã e outra de funciona de noite é algo que impressiona. Você sabe a qual desses grupos pertece, não sabe? Se não souber, analise as questões abaixo:

 

a) de manhã eu quero cantar ou quero que meu vizinho cale a boca e desligue aquela maldita máquina de lavar

 

b) de noite eu quero curtir a vida ou vejo a miragem de uma cama fofa, com coberta e o som de chuva lá fora

 

Os matutinos e os noturnos são duas raças bastante opostas e parecem atrair características tão profundas quanto a dos signos do zodíaco. Na minha última pesquisa Data-Moscheto, na qual conversei com um número surpreendente de casais (três), descobri que todos eram compostos por uma pessoa matutina e um noturno (havendo entre eles apenas um ser que não era nem matutino nem noturno, pois não funciona em nenhum dos horários). Isso foi uma descoberta impressionante, pois chamar alguém que está de bom humor quando você está no pior dos humores pode explicar o grande número de divórcios no país!

 

Na verdade há lógica nesta loucura. As pessoas variam os pólos elétricos dentro de uma casa durante o correr de um dia, quem é o lado positivo e quem é o negativo. Assim, quando chega o mau humor de um o outro está bem e vice versa. O casal sofre, mas o ambiente em que vivem continua em harmonia. Acho que o budismo deve defender este tipo de comportamento.

 

Epa! Pensando bem, acho que os católicos fervorosos, aqueles que acreditam que o sofrimento é a base para a construção de uma boa vida eterna, devem adorar este fenômeno dos opostos. O que pode testar mais a sua fé do que acordar contra a sua vontade, numa segunda de manhã, e encontrar a pessoa ao seu lado ótima, sorrindo, agitando, apontando para o fato que você está atrasada? Ou você estar em processo de entrada no mundo dos sonhos e a pessoa ao seu lado está super no pique, querendo conversar sobre múltiplos assuntos da vida?

 

Assunto longe de estar esgotado. Voltarei a ele com certeza.

 

Aquele abraço