Aqueles que viveram a amarga época da ditadura gostariam que os anos eleitorais fossem uma festa Relembrar que, não faz muito tempo atrás, o brasileiro tinha que engolir qualquer coisa que os milicos enfiavam goela abaixo na gente. E como enfiaram. Estar num processo democrático deveria, portanto, ser uma alegria imensurável. Podemos escolher o nosso representante, aquele que tem ideias boas para governar o nosso país, que responde a anseios da população e que corrige os erros do governo que passou. Não nesta eleição.
Tenho amigos nas duas frentes de opiniões e, portanto, recebi emails do lado azul e do lado vermelho. Uma lambança nojenta danada, com acusações podres, acusações fundamentadas, acusações sem sentido, acusações falsas e de outras categorias que nem valem a pena serem mencionadas. Um terror. Removendo o joio, dava para se assustar bastante com as duas pessoas que amanhã disputarão a função de presidente do país. Portanto, declaro que esta é a campanha do NÃO VOTE EM.
Amigos de SPAM, vocês me convenceram! Seus powerpoints, vídeos de declarações bombásticas, fotos e artigos de jornais, seus textos assinados por doutores de universidades estrangeiras (poxa, como você pode não acreditar numa pessoa que é professor de uma universidade extrangeira) e demais xingamentos em Facebook, Twitter e escambau. Funcionou. Vocês me convenceram a não votar em nenhum dos dois. Obrigado.
No primeiro turno, a votação em Marina não era só uma questão de consciência ambiental. Pergunte para os eleitores dela – não para um, justamente aquele que escreveu a cartilha, mas para a grande maioria deles – qual era, afinal, a grande mudança na proposta ecológica. Pergunte qual foi o momento em que a proposta ecológica de Marina fez tanta diferença assim. O que realmente deu vontade nas pessoas de votarem em Marina é a grande vontade que não temos de votar nas duas pessoas que se colocam para disputar a vaga de presidente.
“Agora só sobrou esses dois, você tem que escolher”, me disse um amigo cheio de um amor patriótico. Respondi e digo: não tenho, não. Pois votar em qualquer um desses dois é fechar o olho para todos os momentos corruptos que estes dois partidos demonstraram no poder.
Independente de que vencer, eu sei qual seria o grande PAC 3, o investimento ideal para melhor a nação. Todo brasileiro sabe. É limpar os corredores do congresso da corrupção que assola Brasília. Desde a gorjeta pequena aos grandes desvios. Vai trazer mais dinheiro pro país do que a implatação de aeroportos, estradas, ferrovias.
Tá se perguntando se este artigo é de comédia? Não é. Mas sempre me sinto um palhaço na hora de apertar “Confirma”.
Eu #votonulo mesmo! Se vivemos em uma democracia, tenho a opção de não querer votar em pessoas que não acredito. é minha forma de protestar. E olha que nem precisei ler emails sobre os candidatos, eles mesmos me convenceram a não votar neles. Estou na campanha Andrei… e faz tempo que Não Voto Em!
Viu, gente?! Mal lanço a campanha e já tenho pessoas aderindo! hehehehehe
NAO PRECISO DIZER NADA!!! CONCORDO 20000% com o texto…
sem mais e preocupado com o futuro…. será q terei vontade de ter filho?? se tiver, cortarei um dedo dele, colocarei uma blusa vermelha, e rasparei a cabeça dele…. vai q se torna um belo presidente….
Engraçado, quando a “festa” começou eu me sentia mais ou menos assim, como você, afinal, a festa da democracia nessas bandas mais parece um grande stand up sem graça. Me sentia muito tentada a votar no Eymael, sempre gostei do jingle dele…Só que isso era desdem, “voto de protesto” até mesmo porque o partido do Eyeyeyeyeymael é um paradoxo em si mesmo….social democrata cristão….três posições ideológicas que colidem entre si. SE o cara é cristão de verdade não pode defender o socialismo e vice versa. Já a democracia, bem, ela subsiste melhor sem as patrulhas ideológicas típicas dos socialistas e dos cristão mais arraigados.
Porém, vendo a crescer a onda vermelha, um warning sign se acendeu.
Fato é que não me sinto representada por nenhum partido que disputou e disputa as eleições. Em política e economia sou liberal e conservadora. E diga-se a verdade, a maioria do povão pensa assim também. Quem não sonha em pagar menos tributo? Desde o dono de mercadinho ao grande empresário, desde o funça público ou privado até o alto executivo CEO. Quem não sonha em menos intervenção do governo na economia, nas nossas casas, nas escolas, etc… Sempre onde o governo põe a mão as coisas dão pra trás. Isso é fato. Pois bem, por mais que eu chie, o nosso Estado, segundo nossa Constituição se assemelha ao Welfare State, o Estado do Bem Estar Social. Traduzinho para o bom portugês> Estado paizão. Quase que a totalidade do mundo ocidental civilizado segue essa linha de uma maneira ou outra. Só que lá dá certo. E dá certo porque existe alternância de poder entre o bloco conservador e bloco progressista…O foda do Brasil é que não existe meios de se efetivar essa alternância porque somos obrigados a escolher entre a direita da esquerda (PSDB) e a esquerda da esquerda (PT). Pois bem, esquerda da esquerda é retrocesso puro, é babar ovo de Cuba, de Hugo Chaves…
O Warning sign que se acendeu com a crescente onda vermelha que se vislumbra no nosso cenário político é o perigo de assumir a continuidade desse governo de tendências chavista que já está há 8 anos no poder só fazendo merda. E é por isso que decidir fazer campanha aberta ao Serra, sinto muito se com isso te enchi o saco e não o convenci a votar comigo no Serra.
Eu respeito a sua posição, mas a lamento, pois o futuro da nossa democracia está de fato ameaçada com a continuidade do PT no poder. É só se informar. O teu voto nulo não vai mudar nada, mas votar no Serra amanhã, faria toda a diferença à manutenção do nosso Estado Democrático (Social) de Direito. Bom final de semana!!
Olá mano, … q esta campanha tem sido uma vergonha, isto não há dúvida. Que ambos os candidatos são fracos, não há como discordar… MAS, votar nulo, não votar, ou deixar em branco é simplesmente um ato de delegar.
E delegar … certamente não será a solução.
Abraço,
Andre
Belo texto, Andrei! Bastante pertinente, esclarecedor e relevante.
Mesmo com certa resistência votando no PT, compartilho da tua opinião. Estou entre o nulo e o “vermelho”.
Agora, espalhar mais desinformação, querendo a todo o custo te convencer a votar na “minha” opinião, como algumas pessoas ainda insistem em fazer, TÔ FORA! Com todo o respeito, “esquerda da esquerda”… forçou a barra!!!
Querido Luiz Gustavo (que escreveu seu comentário duas vezes e me pediu para apagar um deles 😉 )
Não se preocupe sobre a aprovação de comentários neste blog. O controle de comentários é só para impedir propagandas e SPAMs e nunca a opinião dos leitores.
Quem emite opiniões deveria estar aberto a escutá-las também, não é?
Um grande abraço e aguardo você de volta aqui no blog!
Grato, Andrei!
Um grande abraço, e tudo de ótimo para vocês do Antropofocus, com muita alegria!
Estamos juntos na construção de um país melhor.
=)